OR5-33 MOFs bimetálicos baseados em Ni e Zn aplicados na oligomerização do eteno

Autores

  • Bruna Pes Nicola Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Tatiana Zanette Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 91501-970, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Silvia Gutierrez-Tarriño Instituto de Tecnología Química (CSIC-UPV), Av. de Los Naranjos, s/n, 46022, Valência, Espanha
  • Giovanni Agostini ALBA Synchrotron Light Source, Carrer de La Llum, 2-26, 08290, Cerdanyola del Vallès, Espanha
  • Pascual Oña-Burgos Instituto de Tecnología Química (CSIC-UPV), Av. de Los Naranjos, s/n, 46022, Valência, Espanha
  • Christian Wittee Lopes Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 91501-970, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Katia Bernardo Gusmão Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 91501-970, Porto Alegre-RS, Brasil.

Palavras-chave:

redes metalorgânicas, MOFs bimetálicos, oligomerização do eteno, catálise

Resumo

Ni-MOFs têm sido aplicados em reações de oligomerização de eteno em meio heterogêneo. A síntese de MOFs bimetálicos possibilita a melhoria das propriedades do material, o que pode contribuir para o aumento de sua atividade catalítica. Assim, no presente trabalho, foi realizada a síntese de MOFs monometálicos e bimetálicos do tipo NixZnx(BDC)2(DABCO) sob refluxo e em autoclave. De acordo com as análises de caracterização, os materiais sintetizados apresentaram estruturas microporosas. Os dados de DRX confirmaram a formação das estruturas desejadas. A estabilidade térmica mostrou ser influenciada pela adição de Zn aos MOFs. Os MOFs sintetizados foram aplicados em reações de oligomerização de eteno, resultando em atividades catalíticas variando de 4 x 103 e 135 x 103 h-1, com valores de seletividade significativos para produtos -C4, sendo que o MOF bimetálico Ni/Zn-MOF-R se mostrou mais ativo na reação comparado aos monometálicos. Além disso, a integridade estrutural dos MOFs mostrou influenciar seu desempenho catalítico.

Publicado

06-09-2023

Edição

Seção

5-3 Catálise em refino, petroquímica e química fina - Oral (Chardonnay)