PI.004 Uso de eichhornia crassipes (MART.) solms in natura e carbonizada como biossorvente para a remoção de corante catiônico em meio aquoso

Autores

  • Yvan Jesus Olortiga Asencios Universidade Federal de São Paulo
  • Herbert de Paula Lima Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista
  • Sidney Fernandes Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista

Palavras-chave:

Biossorção;, azul de metileno;, Eichhornia crassipes;, biomassa carbonizada;, biomassa in natura

Resumo

Eichhornia crassipes, uma erva aquática considerada uma praga em muitos países, tem sido estudada por sua habilidade em adsorver poluentes recalcitrantes, como o corante azul de metileno. Este trabalho propôs investigar a capacidade de adsorção de raízes, folhas e caules in natura e na forma carbonizada de Eichhornia crassipes para desenvolver um biossorvente renovável e de baixo custo para tratar efluentes contaminados por corantes. O estudo analisou a influência do pH, dosagem do biossorvente e tempo de contato, e ajustou os resultados aos modelos cinéticos e de equilíbrio sólido-líquido de Langmuir e Freundlich. A caracterização dos biossorventes foi realizada por diversas técnicas como DRX, MEV, EDX, área BET, e FTIR. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para futuras aplicações em sistemas reais.

Biografia do Autor

Herbert de Paula Lima, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista

Possui graduação em Licenciatura plena (2017) e Bacharelado (2018) em ciências biológicas pela Universidade Paulista- UNIP. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Criptógamos (microalgas). Atuou como professor contratado (categoria O) no município de Santos/SP nas respectivas escolas públicas: E.E. João Octávio dos Santos; E.E. Professor Francisco Meira; E E. Canadá; E.E. Neves Prado Monteiro, onde lecionou Ciências (PEB II) e Biologia até o término do contrato em 26/01/ 2021. Obteve o título de Mestre do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP.

Sidney Fernandes, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista

Possui graduação em Licenciatura curta em Ciências pela Universidade Católica de Santos (1987), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecília (1992), graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Católica de Santos (1990), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica (2008) e Pós-Doutorado realizado no Instituto de Botânica (2013). Atualmente é professor da Universidade Paulista e biólogo da Universidade Federal de São Paulo. Experiência em Botânica (taxonomia de criptógamas), Educação Ambiental (ensino formal e não-formal) e Saneamento Ambiental.

Publicado

07-09-2023

Edição

Seção

Pôster I Síntese e caracterização de catalisadores e adsorventes (Carmenère)