PI.002 Termodinâmica e cinética de adsorção de bisfenol-A sobre carvões porosos

Uma abordagem por comparação de modelos

Autores

Palavras-chave:

Adsorção, Poluentes Emergentes, Meio ambiente, Carvão ativado, Termodinâmica

Resumo

O bisfenol-A (BPA) constitui diversos polímeros plásticos e é um contaminante emergente: grupo heterogêneo de substâncias, que causam efeitos adversos na saúde humana e no ecossistema em que são inseridos. Apesar do uso crescente pela sociedade, esses poluentes ainda são pouco monitorados e não são removidos no tratamento convencional de água e esgoto. Métodos adsortivos podem ser usados para sua remoção, como o uso de carvão ativado (AC), que podem ser produzidos a partir de resíduos de biomassa abundantes, baratos e de ocorrência natural. Neste trabalho, a serapilheira (camada superficial do solo composta por resíduos orgânicos) de manguezal foi utilizada na produção de AC avaliado para remoção de BPA. A biomassa foi impregnada com H3PO4 (0,8:1) por pirólise hidrotérmica e carbonizada em pirólise seca, produzindo P20. A termodinâmica, associada a caracterização por FTIR, mostram como materiais com grupos superficiais capazes de formar uma variedade de interações, possuem grande potencial para aplicação na adsorção de moléculas com diferentes grupos funcionais em meio aquoso. Com espontaneidade praticamente inalterada e QMAX (Langmuir) crescente de 27-55ºC (158,19-179,59 mg g-1).

Biografia do Autor

Matheus Chaves, UFBA

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Durante a graduação atuou como investigador no desenvolvimento de bioadsorventes aplicados na remoção de poluentes emergentes, utilizando biomassa coletada em manguezais da Baía de Todos os Santos. Durante a iniciação científica adquiriu experiência nas seguintes técnicas: Espectroscopia de absorção molecular, volumetria, potenciometria, Análise Termogravimétrica (TG), análise textural por adsorção/dessorção de nitrogênio, Espectrometria de fluorescência de raios-X por energia dispersiva (EDX), Espectroscopia por fluorescência de raios-X (FRX), Microscópia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia de infrevermelho por transformada de Fourier (FTIR).

Prof. Raildo Fiuza - UFBA, UFBA

Professor do Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia - UFBA, atualmente ocupa a cadeira de professor Adjunto. Bacharel em Química (2010) e Doutor em Química (2016) pelo Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Química e Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente da UFBA. Premiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) no concurso ideias inovadoras, como finalista da categoria Mestrando (2010), premiado como inventor UFBA na categoria inventor nacional na 2º (2011) e 3° (2012) edição. Inventor de duas patentes depositadas no Brasil. Vice - coordenador de projetos de desenvolvimento de produto inovador junto a FAPESB, CNPQ e FINEP, foi sócio da empresa encubada (GlyKem) na incubadora de empresas INOVApoli da UFBA. Tem experiência no preparo de mateias avançados, principalmente adsorventes, polímeros e catalisadores. Expertise na caracterização de materiais por análise textural por adsorção de nitrogênio, análise térmica (TG, DTA e DSC), difração de raios-X(DRX), fluorescência de raios-X (FRX), redução/dessorção termoprogramada (TPR, TPD), espectroscopia vibracional (FTIR, Raman), eletrônica (UV-Vis, DRS), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV-EDS-EBSD) e ressonância paramagnética eletrônica (EPR). Atualmente empenha esforços: (1) Desenvolvimento de novos materiais carbonáceos como catalisadores, suporte catalítico, captura e separação de gases, remoção de poluentes emergentes, supercapacitores, materiais condutores; (2) aproveitamento de resíduos de mármore para construção civil e produção de mármore sintético; (3) Desenvolvimento de novos catalisadores e sistemas catalíticos para produção de combustíveis sustentáveis e hidrogênio verde; (4) Monetização de biogás e gás natural por GTL; (4) estudos de caracterização, classificação e divulgação científica da ciência meteorítica.

José Luiz Cunha Cordeiro, UFBA

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Durante a graduação desenvolvi pesquisa na área de adsorção ganhando vasta experiência em : Purificação de Efluentes por processos adsortivos, estudo de corantes (azul de metileno, alaranjado de metila), estudos cinéticos e termodinâmicos de adsorção, bem como em estudo de adsorventes alternativos. Tenho experiência no ensino básico, onde fui estagiário por um ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e fui professor por quase dois anos do Colégio Super Star ministrando química para o 1º e 2º ano do Ensino Médio. Tenho experiência na parte política também, onde fui o Vice- Presidente do Diretório Acadêmico de Química (DALIQUI) na gestão 2014-2015.Fui monitor da disciplina Química Orgânica Experimental II.Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tenho experiência na área de adsorção, atuando principalmente nos seguintes temas: adsorção, caracterização de adsorventes e adsorventes de baixo custo. Na área de Ensino e Educação tenho experiência em : Análise no perfil dos professores de química e Desenvolvimento de Experimentos de Baixo Custo. Atualmente desenvolvo pesquisa na produção de estruturas carbonáceas sustentáveis a partir de resíduo de biomassa para captura de compostos orgânicos voláteis(VOCs). Além disso, dedico esforços no estudo prospectivo de diferentes temas relacionados a química. Doutorando em Ciências de Energia e Ambiente pelo Programa de Pós Graduação em Energia e Ambiente Durante a graduação e a pós graduação adquiri experiência nas seguintes técnicas: Espectroscopia de absorção atômica e molecular, volumetria, potenciometria, Difratometria de Raios-X (DRX), Análise Termogravimétrica(TG), análise textural por adsorção/dessorção de nitrogênio, Espectrometria de fluorescência de raios-X por energia dispersiva(EDX) , Fluorescência por Raios-X(FRX), Microscópia Eletrônica de Varredura (MEV), Cromatografia Gasosa (CG).

Artur José Santos Mascarenhas, UFBA

Professor do Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia - UFBA, atualmente ocupa a cadeira de professor Associado IV. Graduação (1994) e Mestrado (1997) em Química pela UFBA (1997) e Doutorado em Química pela UNICAMP (2004). Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Química e Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente da UFBA. Coordenador do Laboratório de Catálise e Materiais (@labcat.ufba) com credenciado junto a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese e Caracterização de Materiais e Catálise Heterogênea, atuando principalmente nos seguintes temas: Catálise Ambiental; Peneiras Moleculares; Produção, Purificação, Armazenamento e Uso de Hidrogênio, Combustíveis Sustentáveis e Reaproveitamento/Reciclagem de Resíduos. Coordenador/Participante de projetos financiados por: FINEP; CNPQ; FAPESB; Petrobrás; Petrogal; SHV Energy e outros. Inventor de duas patentes. Atualmente empenha esforços: (1) Síntese, caracterização e aplicação de catalisadores zeolíticos em reações para a catálise sustentável; (2) Desenvolvimento de catalisadores e adsorventes magnéticos derivados de resíduos de biomassa; (3) Compostos de coordenação ocluídos em zeólitos para o desenvolvimento de sensores de gases (NOx e COx) e catalisadores biomiméticos; (4) Síntese de zeólitos por transformação interzeolítica na ausência de sementes e/ou agentes orgânicos direcionadores de estrutura; (5) Desenvolvimento de novos catalisadores e sistemas catalíticos para produção de hidrogênio e combustíveis sustentáveis; (6) Desenvolvimento de materiais para armazenamento de hidrogênio; (6) Monetização de biogás e gás natural por GTL; (7) Tecnologias sustentáveis integradas voltadas a reciclagem e aproveitamento de resíduos para sustentabilidade ambiental. (artur@ufba.br).

Publicado

07-09-2023

Edição

Seção

Pôster I Síntese e caracterização de catalisadores e adsorventes (Carmenère)