Degradação de loratadina e cetoconazol via processos oxidativos utilizando catalisador misto de hematita e óxido de zinco

Autores

  • Daniella Carla Napoleão UFPE Autor
  • Vanessa Karolyne Pedrosa da Silva UFPE Autor
  • Eccilha Franciely Gadelha Seabra de Lima UFPE Autor
  • Lívia Barros da Silva UFPE Autor
  • Glória Maria Vinhas UFPE Autor

Palavras-chave:

Planejamento fatorial, catalisador misto, POA

Resumo

Este estudo investigou a degradação dos fármacos loratadina e cetoconazol por processo oxidativo avançado (POA) heterogêneo, utilizando catalisador híbrido sintetizado à base de ZnO e hematita (ZnO/Fe2O3). O método hidrotérmico foi utilizado para síntese, e foi utilizado um planejamento fatorial 23, com ponto central, em triplicata, variando pH, massa do catalisador e concentração de H2O2 para identificar a melhor condição operacional. A massa do catalisador mostrou-se como um fator significativo. Foi então efetuado um ensaio univariado para identificação da melhor massa de catalisador, chegando-se ao valor de 0,1 g do catalisador. Entretanto, para esta condição, ainda foi verificada uma concentração residual final dos fármacos de 2,72 mg·L-1, o que representa risco ambiental. A continuidade dos estudos é necessária de modo a obter a completa degradação dos contaminantes em estudo, sendo uma possibilidade o uso do catalisador suportado.

Biografia do Autor

  • Vanessa Karolyne Pedrosa da Silva, UFPE

    Graduada em Engenharia Química pela UFPE, atualmente é mestranda em Engenharia Química pela UFPE

  • Eccilha Franciely Gadelha Seabra de Lima, UFPE

    Graduanda em Engenharia de Alimentos pela UFPE.

  • Lívia Barros da Silva, UFPE

    Graduanda em Engenharia de Alimentos pela UFPE.

  • Glória Maria Vinhas, UFPE

     Professora Glória Maria Vinhas é professora titular do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atua desde 2008. É graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), mestra em Biotecnologia de Produtos Bioativos pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e Doutora em Química pela UFPE, com sólida formação em biotecnologia e polímeros, sua trajetória acadêmica é marcada pela interdisciplinaridade, excelência no ensino e relevante produção científica.Se destaca na formação de recursos humanos, com orientação de vários trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química e em Ciência de Materiais da UFPE, tendo contribuído significativamente para a consolidação de linhas de pesquisa voltadas ao desenvolvimento de polímeros biodegradáveis, biopolímeros, compósitos ativos e biotecnologia aplicada à engenharia de materiais. É líder do grupo de pesquisa Polímeros Ambientalmente Degradáveis (PAD), certificado pelo CNPq, além de bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2012.

Referências

A. Jezzini; Y. Chen; A. Davidson; G. Wallez; T. Hamieh; J. Touaifly, Crystals 2024, 14, 291.

J. Jesus; K.V.L. Lima; R.F. Pupo, J. Environ. Chem. Eng. 2022, 10, 107765.

Preethi; S.P. Shanmugavel; G. Kumar; K.N. Yogalakshmi; M. Gunasekaran; B.J. Rajesh, Environ. Pollut. 2024, 341, 122842.

R. Fuller et al., Lancet Commission Findings Pollut. Health 2022, 6, e535–e547.

R. P. T. da Silva; S. E. C. Bottrel; A. S. P. Santos; R. de O. Pereira, Matéria (Rio de Janeiro) 2021, 26, n. 3.

T.S.B. Barros; M.R. Affonso; D.A. Gonçalves; W.R.P. Barros, Mater. Sci. Semicond. Process. 2025, 185, 108965.

V.O.M. Cavalcanti; D.C. Napoleão; I.L.d.S. Santana; R.M.R. Santana; A.L.A. de Lucena; M.A.M. Sobrinho, Environ. Sci. Pollut. Res. 2024, 31, 55958–55973.

Downloads

Publicado

03-11-2025

Edição

Seção

Catálise Ambiental