Impacto do Método de Síntese na Atividade de Catalisadores TiO2- Nb2O5 : Degradação de Cafeína

Autores

  • Fábio Henrique Da Silva Santos Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná Autor
  • Isabelle Cristina Silva Andrade Universidade Tecnológica Federal do Paraná Autor
  • Giane Gonçalves Lenzi Universidade Tecnológica Federal do Paraná Autor
  • Maria Eduarda Kounaris Fuziki Universidade Tecnológica Federal do Paraná Autor

Palavras-chave:

Contaminantes Emergentes, Método sol-gel, Método Pechini

Resumo

Este trabalho se concentra na síntese por diferentes metodologias dos catalisadores TiO2:Nb2O5 (99:1). A avaliação da atividade catalítica foi investigada para a degradação do poluente emergente - cafeína em soluções aquosas sob irradiação UV. Os parâmetros do processo foram otimizados utilizando o catalisador sol-gel (pH e concentração de catalisador) para a remoção de cafeína. Para a melhor condição obtida para o catalisador sol gel, foi realizado o teste fotocatalítico para o catalisador preparado pelo método de Pechini. Os resultados indicaram que a melhor condição foi 0,5 gL-1 de catalisador e pH igual a 4. Nestas condições, o catalisador preparado pelo método de Pechini obteve um melhor desempenho na degradação da cafeína em torno de 40% (em 60 min de reação). Ressalta-se assim, que o método de síntese influencia significativamente o desempenho do catalisador.

Referências

1. Driveresearch. 2024 Coffee Consumer Report - Consumption Habits, Preferences , & Spending. [s.l: s.n.].

2. Almeida, L. N. B.; Josué, T. G.; Fidelis, M. Z.; Abreu, E.; Bechlin, M. A.; Dos Santos, O. A. A.; Lenzi, G. G. Water, Air, & Soil Pollution, (2021), 147.

3. Sathish S., Supriya S., Aravind kumar J., Prabu D., Marshiana D., Rajasimman M., Yasser V., Chemosphere (2022) 135773.

Downloads

Publicado

03-11-2025

Edição

Seção

Eletrocatálise e fotocatálise