Pseudocaule da bananeira modificado como bioadsorvente para remediação de contaminantes

Autores

  • António Pombalo Faustino UNILAB/Discente Autor
  • Edmilson Tomé Pinto João UNILAB/Discente Autor
  • Felipe Silva Lopes UNILAB/Discente Autor
  • Saulo Jhonata Brito Cruz Mascarenhas UNEB/Discente Autor
  • Rômulo Batista Vieira UNILAB/Docente Autor https://orcid.org/0000-0002-4608-5113

Palavras-chave:

adsorção, cinética, equilíbrio

Resumo

O acesso à água potável é um direito fundamental, e sua contaminação por corantes têxteis e contaminantes emergentes, como fármacos e produtos de higiene, tem gerado preocupação ambiental. O azul de metileno (AM), amplamente utilizado na indústria e em pesquisas, pode ser removido com bioadsorventes vegetais. Este estudo avaliou o pseudocaule da bananeira modificado com ácidos como alternativa sustentável para remoção de AM. A FTIR indicou bandas típicas da biomassa lignocelulósica, com leve alteração na banda de 1736 cm-1, sugerindo modificação em grupos superficiais. A DRX confirmou a preservação da estrutura cristalina da celulose. Todos os bioadsorventes modificados apresentaram alta eficiência, com destaque para o RB@N, tratado com HNO3, que removeu até 100% de AM em baixas concentrações. Os dados ajustaram-se ao modelo de pseudo-segunda ordem, indicando interações químicas no processo de adsorção.

Biografia do Autor

  • António Pombalo Faustino, UNILAB/Discente

    Atualmente sou estudante da UNILAB , cursando o sétimo semestre do curso de Licenciatura em Química. Faço parte do projeto de pesquisa: Nanoestruturas à base de Carbono a partir de Resíduo Agrícola do Maciço de Baturité Aplicados na Remediação deContaminantes Emergentes, sob orientação do Prof. Dr. Rômulo Batista Vieira. 

  • Edmilson Tomé Pinto João, UNILAB/Discente

    Graduando em Licenciatura Plena em Química na UNILAB, atua como membro ativo do Projeto de Extensão Pequenos Cientistas, que tem como objetivo discutir e divulgar fundamentos de Ciências para o público infanto-juvenil de forma a contribuir na formação profissional dos envolvidos direta e indiretamente, e do projeto de pesquisa financiado pela FUNCAP que tem como proposta o estudo de Nanoestruturas à Base de Carbono a partir de Resíduo Agrícola do Maciço de Baturité Aplicados na Remediação de Contaminantes Emegentes. Cursou no formato online Responsabilidade Técnica por Laboratóriode Ensino e Responsabilidade Técnica na Área de Produtos Saneantes realizados pelo CRQSP SINQUISP CURSOS, de modo a ter habilidades de manuseio de substâncias, vidrarias e materiais dentro de um laboratório de Química. Discente empenhado, organizado e acima de tudo inovador com pensamento crítico para o desenvolvimento, discução e divulgação da ciência. Participou e apresentou trabalhos em diversos eventos internacionais e nacionais como o X SEMUNI UNILAB, III CIEF, VI SENAGE e I CONEI com enfase em Educação, Formação Docente, Ensino de Ciências e Educação inclusiva. Cursou o "Módulo 06 do Comportamento Tal - Ciências Comportamentais aplicadas à Gestão de Equipes" organizado pela CINCONECTE, de modo a melhorar a sua habilidade e trabalho em equipa.

  • Felipe Silva Lopes, UNILAB/Discente

    Graduando em Licenciatura em Química pelo Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bolsista voluntário do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE/CE), atuando no projeto de extensão "Laboratório de Formação Continuada" (LABORVIR/GEDIFE), com foco na formação de professores, aplicação de tecnologias educacionais e metodologias ativas de ensino. Bolsista de iniciação científica em projeto financiado pela FUNCAP, com ênfase no estudo de nanoestruturas à base de carbono obtidas a partir de resíduos agrícolas do Maciço de Baturité, aplicadas na remediação de contaminantes emergentes.

  • Saulo Jhonata Brito Cruz Mascarenhas, UNEB/Discente

    Graduando de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade do Estado da Bahia - Campus III/ Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais. 

  • Rômulo Batista Vieira, UNILAB/Docente

    Bacharel em Química com Habilitação em Química Industrial (2010) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Licenciatura em Química (2016) pela Universidade de Franca (UNIFRAN), Mestrado em Química (2013), com área de concentração em Química Inorgânica e Doutorado em Ciências (2017), com área de concentração em Química Inorgânica, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Professor Substituto no Instituto Federal da Bahia IFBA (2017-2018) no Campus de Irecê - BA. Foi Professor Substituto (REDA) na Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2018-2024) no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais DTCS III, em Juazeiro - BA, estando vinculado ao colegiado de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Atualmente está como Professor Adjunto I no curso de Licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, em Redenção - CE. Tem experiência nas áreas de: Síntese de materiais nanoestruturados, Adsorção e Catálise Heterogênea.

Referências

(1) WHO, UNICEF, World Bank. State of the world’s drinking water. World Health Organization, Geneva, 2022.

(2) EPA. Contaminants of Emerging Concern including Pharmaceuticals and Personal Care Products, 2025. Disponível em: < https://www.epa.gov/wqc/contaminants-emerging-concern-including-pharmaceuticals-and-personal-care-products>. Acesso em 14 jul. 2025.

(3) M. W. Rahman et al. Appl. Water Sci. 2022, 12, 242.

(4) J.-C. Bollinger et al. Environ. Chem. Lett. 2025.

(5) N. Abdullah et al. Heliyon. 2023, 9, e12940.

(6) S. Pawar et al. Heliyon. 2023, 9, e15469.

(7) H. Chakhtouna et al. Sep. Purif. Technol. 2021, 266, 118592.

(8) R. R. R. Cecci, et al. SN Appl. Sci. 2020, 2, 20.

(9) D. Das et al. Cellul. Chem. Technol. 2018, 9-10, 729-739.

(10) M. K. D. Rambo; M. M. C. Ferreira. J. Braz. Chem. Soc. 2015, 26, 7, 1491-1499.

(11) C. Castanhetti; A. P. Figueiredo; L. Dominguini. Period. Tche Quim. 2011, 10/11, 20/21, 34-41.

Downloads

Publicado

03-11-2025

Edição

Seção

Síntese e caracterização de catalisadores e adsorventes