Influência da adição de etanolamina durante a síntese de catalisadores a base de cobre na redução de CO2
Palavras-chave:
Redução de CO2, Etanolamina, Cobre, catalisadoresResumo
A redução de CO2 em produtos de maior valor agregado tem sido amplamente investigada como uma solução promissora para mitigar as emissões de carbono e atender à crescente demanda energética global. Neste contexto, o cobre se destaca como o único catalisador capaz de converter CO2 em álcoois e hidrocarbonetos. Assim, neste trabalho é investigada a influência da adição de etanolamina (ETA), atualmente utilizada em processos de captura de CO2, durante a síntese de catalisadores a base de cobre e o desempenho destes materiais na redução de CO2. Foi observado que a presença de ETA no ambiente de síntese solvotérmica afetou a composição dos catalisadores. Amostras com adição de ETA resultaram na formação de compósitos Cu2O/Cu, enquanto a ausência de ETA produziu unicamente CuO. O aumento da proporção de ETA com relação ao precursor de cobre tendeu a induzir estruturas com maior proporção de Cu metálico. Nos testes de redução de CO2, as amostras modificadas com ETA apresentaram altas taxas de produção na fase líquida, com destaque para a produção de metanol.
Referências
1. A. E. Nogueira; A. S. Giroto; A. B.S. Neto; C. Ribeiro, Colloids and Surfaces A:Physicochemical and Engineering Aspects. 2016, 498, 161–167.
2. M.A. Badillo-Ávilaa; R. Castanedo-Péreza; M.A. Villarreal-Andradeb; G. Torres-Delgado, Materials Science in Semiconductor Processing. 2018, 85, 168
176.