Síntese e Investigação Estrutural de um Complexo do íon Ru (II) com o Cyclam: um potencial metalofármaco

Autores

  • MILTON NETO UFBA Autor
  • Juliana Guerreiro Cezar Autor
  • Kleber Queiroz Ferreira Autor
  • Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein Autor
  • Denilson Santos Costa Autor
  • José Roque Mota Carvalho Autor

Palavras-chave:

Rutênio, Cyclam, Nitrosilos complexos

Resumo

O presente trabalho busca sintetizar e caracterizar novos complexos de coordenação utilizando rutênio como centro metálico, cyclam como ligante macrocíclico, e óxido nítrico como co-ligante, visando a obtenção de complexo com potencial aplicação como metalofármaco. A metodologia de síntese de produção de NO in situ adotada para o complexo de formulação 
proposta [RuL(NO)(Cyclam)]Clx, onde L é Cl- ou H2O, e sua posterior caracterização por Ressonância Magnética Nuclear (RMN de 1H e 13C), bem como por espectroscopia eletrônica indicam a formação de um isômero estrutural cis, raramente observado em sistemas análogos com ligante cyclam. A presença do NO coordenado na forma de NO+ foi confirmada por espectroscopia vibracional. Esses resultados contribuem para o avanço da química de coordenação aplicada à pesquisa de compostos com ênfase na catálise homogênea e biocatálise. 

Biografia do Autor

  • MILTON NETO, UFBA

    Licenciando em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com atuação em três projetos PIBIC e um PIBID. Possui experiência na área de Química Inorgânica de Coordenação, com foco na síntese e caracterização de complexos metálicos, investigação mecanística da interação com biomoléculas e avaliação de citotoxicidade de compostos com rutênio visando aplicações como metalofármacos. Atua também na quantificação de constituintes inorgânicos em amostras ambientais e de consumo humano e animal. Desenvolve pesquisa sobre os conteúdos científicos nos livros didáticos de Ciências da Natureza (PNLD ), com base em uma perspectiva histórico-crítica.

  • Juliana Guerreiro Cezar

    Doutora em Química pela UFBA (2021). Mestre em Química Inorgânica pela UFBA (2015). Graduada em química (bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA,2013). Atualmente é professora adjunto A do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do Laboratório de Síntese Bioinorgânica (LASBIN). Tem experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em química de coordenação e química bioinorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de potenciais metalo-fármacos baseados em complexos de rutênio e cobalto, nitrosilo complexos, complexos de íons lantanídeos e sistemas com ligantes azamacrocíclicos . Experiência em síntese e caracterização estrutural de compostos de coordenação, com conhecimento nas técnicas: espectroscopia vibracional (infravermelho), espectroscopia eletrônica (ultravioleta e visível), eletroquímica e Ressonância Magnética Nuclear (RMN) , bem como em estudos de reatividade química.

  • Kleber Queiroz Ferreira

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (1998), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2000) , doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em Química Inorgânica pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Campos de Coordenação, atuando principalmente nos seguintes temas: macrocyclic ruthenium complexes, ruthenium complexes, ruthenium nitrosyl complexes, azamacrocyclics complexes e cyclen complexos.

  • Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein

    Doutora, Mestre e Graduada em Química pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE [1999; 1995; 1992]. Fez o Pós-doutorado, com Bolsa do CNPq, no Institut de Chimie Minérale et Analytique da Université de Lausanne na Suíça (2000), atualmente EPFL - École Polytechnique Fédérale de Lausanne. Fez Pós-doutorado, com bolsa PNPD-Capes, em Educação Científica e Tecnológica no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica PPGECT, na Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Professora Titular no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia, atuando na área de Ensino de Química/Ciências. Atua na Licenciatura e Bacharelado em Química da UFBA, orientando PIBIC, e nos Programas de Pós-graduação PPGEFHC da FACED-UFBA e PPGFCET da UTFPR-CT, orientando mestrandos e doutorandos. Editora de Seção da Revista ACTIO - Docência em Ciências. Dedica-se ao estudo e orientação de trabalhos sobre Educação CTSA, Formação de Professores e processo de Ensino-Aprendizagem em Ciências da Natureza. Foi professora efetiva na UPE [1997-1998], UFRN [2002-2010] e na UTFPR [2010-2019]. Foi Vice-coordenadora [2011-2013] e Coordenadora do PPGFCET-UTFPR [2013-2015] e Coordenadora do PPGEFHC-UFBA [2021-2022]; Coordenadora da Licenciatura em Química da UTFPR [2015-2019]; Vice-coordenadora do PPGQ-UFRN [2002-2006]; Vice-coordenadora da Licenciatura e Bacharelado em Química e de Química do Petróleo da UFRN [2007-2009]; Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET de Química da UFRN [2003-2009]. Tem também experiência na área de Química, com ênfase em Espectroscopia dos Íons Lantanídeos, na Educação Inclusiva e EJA. Autora de Livros e Capítulos e de alguns artigos científicos.

  • Denilson Santos Costa

    Bacharel e licenciado em Química pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolveu, ao longo da graduação, trabalhos em Química Inorgânica - Campo de Coordenação. Possui mestrado e doutorado, com títulos obtidos pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisa na área de catálise e materiais, com foco na conversão catalítica do gás natural a gás de síntese e degradação fotocatalítica de poluentes. Atuou como professor no Instituto Federal da Bahia (2014-2016) e atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, atuando no Departamento de Química Geral e Inorgânica.

  • José Roque Mota Carvalho

    José Roque Mota Carvalho. Concluiu o os cursos primários em 1967 e ginasial em 1970 na sua cidade natal; Araci-Bahia. Concluiu o curso científico no Colégio Estadual da Bahia - CENTRAL, em 1973. Graduado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia em 1979. Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1989. Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2004. Foi membro e presidente da CPPD. Foi diretor cultural da APUBSSIND. Foi chefe do Departamento de Química Orgânica/UFBA. Foi vice-chefe do Departamento de Química Orgânica da UFBA. Possui uma patente brasileira e duas patentes internacionais. Área de concentração síntese orgânica e nanotecnologia. No mestrado criou uma nova tecnologia de produção de isatinas. No doutorado sintetizou a matéria prima - cumarinas - da TINTA INVISÍVEL que gerou as três patentes: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 20/09/2004. Instituição financiadora: FAPERJ; CNPq. PI 0404130-5 A2; WO 2006/032120 A2. World International Property Organization, New York, v. A2, p. 32120-32194 e Estados Unidos. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: US7674398B2, 2010. Orientou alunos na iniciação científica. Co-orientou alunos na iniciação científica. Orientou alunos na preparação dos Trabalhos de Conclusão de Curso/TCC. Participou de inúmeras Comissões administrativas, Comissões de Progressão de Professores, Comissões de avaliação de TCC e Comissões de Concursos Públicos para o cargo de Professor Substituto. Participou de Comissão para Concurso Público de Professor Efetivo na Universidade de Federal de Sergipe. Trabalho mais recente publicado em periódico internacional: Synthesis, Characterization and Reactivity of Nitrosyl Ruthenium with the Non-stereoidal Anti-inflammatory Diflusinal - Journal of Chemical, Environmental and Biological Engineering. v. 4, p. 39-46, 2020. José Roque Mota Carvalho.

Referências

J. G. Cezar; T. M. M. Milhazes; K. Q. Ferreira, Transition Metal Chemistry , 2024, 49, 215-227.

P.-K. Chan; C.-K. Poon, IEEE Transactions on Power Systems 2014, 29, 456-463

F. G. Doro et al., Coordination Chemistry Reviews, 2015, 296, 63–91.

M. I. F. Barbosa, Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos, 2012.

D. L. Pavia; G. M. Lampman; G. S. Kriz; Vyvyan, J. R., Introdução à espectroscopia, Cengage Learning, São Paulo, 2010.

FERREIRA, K. Q. et al. Inorganic Chemistry Communication, v. 44, 5544-5546, 2005.

Downloads

Publicado

03-11-2025

Edição

Seção

Biocatálise e catálise homogênea